Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Qual o impacto de ter um filho surd@?



                 

Muita gente me faz essa pergunta, sabe? Acho curioso essa curiosidade mas ao mesmo tempo entendo perfeitamente esse tipo de dúvida.

Se você perguntar isso para 10 mães é possível que tenha 10 respostas diferentes afinal cada um enxerga a surdez e suas possibilidades de modo diferente:

Conheço mães que não conseguem falar com seus filhos antes de eles usaram algum tipo de recurso auditivo ( AASI ou IC);

Tem aquela que vive no profundo luto;

Outra que se apega na religião,

Muitas na tecnologia,

A que se sente culpada,

Aquela que ignora a "diferença" do filho e no fundo não aceita a surdez,

Tem também aquelas que passam horas e mais horas estimulando, lutando para que seu filho consiga "ouvir" e poder ser inserido na sociedade que é majoritariamente ouvinte,

Outras que pouco fazem aos olhos da "sociedade" mas existe sim aquela mãe que aceita, não antes de passar pelo luto ou susto de saber que tem um filho surdo deixa seu filho no mundo do silêncio ( o que não significa negligência, apenas é uma das opções)

Então quando se fala em impacto é muito relativo!

O impacto que a surdez do Gui me causa são os aprendizados diários que tenho desde que ele nasceu!
Nunca imaginei na minha vida passar nem por 5% do que vivo diariamente.
Isso não é uma queixa não...

Aprendo a cada minuto que para "escuta-lo" preciso olhá-lo nos olhos...

Junto com o olhar aprendi também que ouvir é  bem diferente de escutar! Bemmmm diferente!

"Nada é absoluto. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece”
Frase da maravilhosa Frida Kahlo!
E eu concordo.
Ontem pensava de um jeito, hoje me permito pensar diferente, permito repensar, amadurecer, descordar...  

O impacto da surdez dependerá do tamanho do seu conhecimento e da forma como você a enxerga.

Qual é a mãe que sonha com um filho "diferente"? Acredito que nenhuma.

...Mas isso não significa que precisamos nos acorrentar na "deficiência" dos nossos filhos e carregar o "PESO" nas costas pelo resto da vida.

Não importa se você caminha pela trilha A, B ou C...

Filho surdo será para sempre surdo! Independente da tecnologia, religião e até mesmo sua vontade. 

O impacto da surdez poderá ser forte como um terremoto ou leve como uma brisa...



Assim é a água dentro de um copo. O mesmo copo com água pode ser visto como meio cheio ou como meio vazio, dependendo de quem olha. 
Resumindo a grosso modo, um mesmo fato pode ser encarado de forma negativa, assim como pode ser visto com bons olhos, dependendo da expectativa de quem o está vivenciando.

É assim com tudo na vida!

O impacto de hoje é o desafio de amanhã! Somos desafiadas diariamente!


E para você, qual é o impacto de ter um filho surd@?


Boa semana para nós e até a próxima.


Sabine Schaade.
Contato: sabine.schaade@bol.com.br
Blog: https://filhosespeciaispaisabencoados.blogspot.com.br 
Facebook: https://www.facebook.com/sabineschaadeblog
Página: https://www.facebook.com/FilhosEspeciaisPaisAbencoados












 

Nenhum comentário: