Bom dia!
Que mundo é esse que estamos vivendo?
Quanta inversão de valores, quanta violência, filho que mata pai, pai que mata filho!
Confesso que tenho um certo medo do futuro...
Mas quem pode mudar são eles!
Filhos! Não existe fórmula mágica ou uma bula de como educá-los mas acredito que alguns valores básicos é necessário e isso é carregado a vida inteira.
1- Honestidade
Um dos valores éticos mais importantes. A forma de ensinar é com paciência e bom exemplo. Dizer sempre a verdade e ser sincero é um bom começo. Ensine a criança o conceito de propriedade, se ela pegar o brinquedo do amiguinho e levar para casa, vá com ela devolver e pedir desculpas.
2- Amor próprio
Ajuda a construir a autoestima e a autoconfiança da criança de que é capaz de enfrentar situações novas. Elogios e incentivos dos pais são essenciais. Se ela errou, critique o erro, não a personalidade nem a própria criança.
3- Responsabilidade
Cumpra suas obrigações: chegue no horário e respeite acordos. Maturidade e responsabilidade não podem ser confundidas com chatice ou caretice.
4- Humildade
Enxergue o gari e o diretor da escola como seus iguais e respeite-os. Ouça críticas de coração aberto. Admita quando estiver errado e não sinta vergonha de pedir desculpas. Errar é humano! E aprender com os erros é uma das maiores bençãos de vida.
5- Cortesia
Trate todos com educação. Peça licença, diga “por favor” e “obrigado”, sorria sempre. Sendo gentil, a gente consegue as coisas com mais facilidade. Sempre que possível, ofereça ajuda. Não custa nada dar uma mão para o vizinho com as compras de supermercado, né?
6- Otimismo
Tente enxergar o lado bom das coisas. Prefira ver o copo meio cheio, em vez de meio vazio! Isso é um exercício de vida! Aceite que os conflitos, por piores que sejam, permitem que a gente cresça. Diga mais SIM do que NÃO. Procure mais razões para agir, em vez de desculpas para ficar parado.
7- Solidariedade
Compartilhe. Divida o que tem com os outros. Quando você doa, o velho vira novo. Qualquer armário esconde mil coisas que não nos servem mais. E elas podem fazer outras pessoas felizes, como no dia em que você as comprou ou ganhou. Ser generoso não custa nada e ainda preenche o coração.
8- Flexibilidade
Balance ao sabor do vento. Ser maleável permite se curvar sem quebrar, adaptar-se às situações, aguentar a pressão sem perder a elegância. E saber a hora de ceder não significa covardia ou falta de convicção. É sabedoria!
9- Tolerância às diferenças
É natural que o diferente pegue a criança de surpresa. Cor da pele, altura, religião, cabelo etc. Mostre que a beleza do mundo está nessas diferenças e seja exemplo, não falando mal das pessoas na frente dos filhos.
10- Perseverança
Sabia que antes de inventar a lâmpada, Thomas Edison fez inúmeros testes que deram errado? Se você tem uma ideia e acredita nela, persista! Tenha força de vontade suficiente para não desistir nos primeiros obstáculos.
- Postado via iPad por Sabine Schaade
Nenhum comentário:
Postar um comentário