O Hospital das Clínicas celebrou ontem quarta-feira dia 15/05 a milésima cirurgia de Implante Coclear.
Confirmei minha presença no ultimo segundo do 2º tempo e foi muito bacana.
É sempre muito bom poder encontrar as pessoas, trocar experiências e ser livre para andar em todos os grupos.
Fomos recepcionados com um coquetel onde era possível bater papo com os pais, usuários e até os médicos que estavam circulando por lá.
Encontrei com o Dr Rubens que ficou surpreso em ver o Gui tão bem e até chamou o Dr. Ricardo Bento para ver o Gui. Contou rapidamente para ele sobre a mal formação do Gui, dizendo que era um caso de mondini total, cóclea totalmente mal formada e me perguntou por quanto tempo o Gui ficou sem um estimulo correto.
Eu respondi: 2 anos!
Mas Ficou muito feliz em saber que finalmente acertamos a programação e que o Gui em 2 meses de nova programação está falando várias palavrinhas ( Aliás isso é assunto para um post, em breve vou compartilhar isso aqui com vcs).
Encontrei também a antiga fono que fazia a programação do Guilherme e ela veio me falar que estava sabendo que o Gui estava ouvindo bem e que estava ótimo!! Pois é, está, Graças a Deus, graças a mãe dele que sempre correu atrás e graças a nova fono da programação que tem experiência e conseguiu finalmente depois de 2 anos acertar o mapeamento ideal para o Gui.
Uma mãe ou fono( na verdade não deu tempo de perguntar o nome) lembrou de um depoimento que eu dei no Gatanu em 2011! Nossa, faz tempo, fiquei feliz pela lembrança e pelas palavras.
Depois fomos para o auditório e começou a celebração. O Dr. Ricardo Ferreira Bento contou a história do grupo, como tudo começou até chegar nos dias atuais.
O governador Geraldo Alckmin participou do evento.
O governador participou do evento ao lado da secretária estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Rizzo, e do secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri.
Gui e o Sr. Claudio Rigamonti presidente da Politec e idealizador do Programa Espaço Escuta.
Achei muito bom que o evento contava com uma interprete de Libras. Algo básico já que o evento na verdade é para um publico surdo e seus familiares. Crianças e adultos surdos que fazem a cirurgia do IC.
Ok, a grande maioria que estava lá eram surdos oralizados, surdos em processo de oralizar, com IC que na maioria dos casos defende-se que não precisam de Libras e etc... Mas não consigo deixar de achar muito bom já que existe sim muitos usuários de IC que usam Libras também.
Eu sempre falo que o Implante Coclear é a realidade nos dias de hoje. Cada vez mais vamos ouvir falar e vejo que está quase que automático a criança que nasce surda acabar passando pelo processo da cirurgia.
Não acho errado, o Guilherme tem IC! Nós fizemos a cirurgia no Gui mesmo sabendo da Mal formação que talvez não fosse um caso de sucesso. Os pais buscam o que eles acham e acreditam que o melhor para o seu filho.
Só acho que tem quem ter muito cuidado. Estamos falando de vidas e não de números, o implante não é para todos ( NÃO É), a família tem que estar consciente que o resultado em cada criança é diferente e não sentir lá na frente culpado se o resultado não for 100% satisfatório. Ando vendo muitas mães que só consegue enxergar o filho como uma orelha, um Implante. Parece que sem isso o filho não é nada!
O processo é lento, muito lento... Se vc acredita nisso vá em frente, mas olhe para o seu filho como uma criança, como ele exatamente é. O tempo passa muito rápido e vc pode estar perdendo coisas e momentos maravilhosos com o seu filho.
A comunicação é algo muito maior que um aparelho, ela vem de dentro, do coração!
Por isso cada dia que passa acredito que escolhi o caminho certo, Escolhi o caminho do amor!
O Gui está muito bem, cada dia novos sinais e novos sons.
Uma coisa não impede a outra!
Coloquei um texto ontem na nossa página do Facebook e quero compartilhar aqui com vcs:
"Surdo sim, mudo e incapaz jamais!
Falo com as mãos, com meu corpo, com o olhar e também com a minha voz! Essa aliás cada dia mais presente na minha rotina e de forma natural.
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino."
Libras + IC = Porque não? O surdo jamais deixa de ser surdo por usar um aparelho.
Meu filho é muito mais que um aparelho, consigo reconhece-lo com ou sem IC.
Amo-te assim como você é porque você é único e especial!
E que venha mais sinais, que venha mais sons e quem sabe mais voz. Estarei sempre ao seu lado!! ♥" Sabine Schaade
Beijos e até a próxima
Sabine
Nenhum comentário:
Postar um comentário