Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Finalmente!!!!

Hoje acordei um pouco tristinha. Já tinha escrito aqui que o Gui passaria no Otorrino dele, né? Pois bem, ele passou ontem com o Dr Rubens e eu até tenho muita coisa para escrever mas não farei agora porque eu preciso colocar meus pensamentos em ordem primeiro. Hoje o Gui tem terapia com a Cilmara e depois que eu conversar com ela eu volto para contar como foi ontem.

Bom, mas tive o prazer de me deparar com uma boa notícia assim que abri a página principal da minha net:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna obrigatória a realização gratuita do exame de triagem auditiva em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências. O exame, denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, detecta deficiências sutis que não são percebidas no dia a dia. A lei foi publicada nesta terça-feira (3) no "Diário Oficial".


Durante o teste da orelhinha, um pequeno fone é colocado no ouvido do bebê. O aparelho emite um som fraco. O ruído "viaja" pela cóclea. Ao detectar o sinal, os cílios se movimentam e emitem uma resposta, que é registrada pelo equipamento. Se houver problemas na audição, os cílios não se mexem e o aparelho nada registra.

Os especialistas recomendam o exame nos primeiros seis meses de vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apenas de 5% a 10% da população brasileira de recém-nascidos fazem a triagem auditiva durante o ano.

Fonte: G1



Só nós mães e familiares de crianças com problemas auditivos sabemos o quanto esse exame é importante mas não é valorizado pela maioria das pessoas.
Posso dizer que até saber do problema do Gui nem eu dava importancia também para ele. Apesar que ele foi feito em todos os meus filhos porque eu paguei!
Mas fiz por rotina mesmo, porque na maternidade eles passaram oferecendo e falando da importância e sempre pensei: Por que não fazer? então ía lá pagava e fazia mesmo sem ter nenhum histórico na família, mesmo sem ter tido nenhum problema na gestação, mesmo sem ter absolutamente nada.


Muito bom saber que agora ele estará ao alcance de todos e o melhor: De graça!

                                                 





Nenhum comentário: