Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


sábado, 22 de maio de 2010

Primeira consulta com a Fono

Essa semana foi muito importante para nós,quarta-feira (dia 19) foi a nossa primeira consulta com a fono.
Eu estava muito ansiosa para esse dia,pois eu não sabia o que iria acontecer.


Foi maravilhoso!!! A Dra Cilmara me pareceu uma ótima profissional e nosso primeiro contato foi bem significativo.
Fiquei quase 2horas e meia no consultório dela,conversamos muito,ela me esclareceu muita coisa e definitivamente ela me conquistou.A Fono já está escolhida,não vou passar o Gui em mais nenhuma.
O Currículo dela é bem extenso,ela é formada pela Puc-S.P,possui mestrado de psicologia social pela Puc também.É coordenadora do Curso de Especialização da Santa Casa de Misericórdia e tem a sua clínica onde ela faz os atendimentos.
Conheci um pouco sobre os pacientes que ela atende.Os resultados são incríveis,todos são oralizados e tem uma vida praticamente normal.


A Dra Cilmara já fez o molde das duas orelhinhas do Gui,ela já ía fazer o pedido dos aparelhos e semana que vem ela vai me ligar para já colocar o aparelho.


Foi muita informação recebida em muito pouco tempo,mas com certeza daqui a pouco estarei totalmente por "dentro" de tudo.


Ela achou o Gui muito esperto e muito observador.


A partir da semana que vem começa uma nova etapa em nossas vidas.O Gui estará com o aparelho e aí começa o nosso trabalho e dedicação para que isso seja proveitoso para ele.


Eu ainda não sei como será daqui pra frente. Sinceramente estou tentando caminhar com um passo de cada vez porque pra mim isso é tudo muito novo, a cada dia aprendo uma coisa diferente e com certeza daqui em diante será sempre assim.
Não sei ainda qual será o ganho do Gui com os aparelhos,na verdade nem a fono sabe dizer isso ainda,só colocando para sabermos.Mas é claro que no começo será tudo muito sutil,afinal ele só tem 3 meses.


Nem sonhava que na primeira consulta o Gui já sairia de lá com o pedido do aparelho...e nem sabia que o governo bancava isso.
Na verdade o aparelho é de direito de todos os deficientes auditivo,então nesse primeiro momento não vamos gastar nada com a aquisição do aparelho porque nesse momento o aparelho que o governo banca atende as necessidades do Gui.
Claro que o fato da Dra Cilmara ser da Santa Casa ajuda e muito porque ela já fez o pedido do aparelho e quando ele chegar, ficará no nome dela até o Gui passar pela Santa Casa.
Quando o Governo liberar a verba para o aparelho,ele já estará com o aparelho e é só ela passar para o nome dele.


Isso é maravilhoso! Será que isso é divulgado? será que todas as mães sabem que seus filhos tem esse direito e que o governo banca os aparelhos auditivos independente a sua condição social?
Eu acredito que não.


Na próxima consulta vou perguntar direitinho para ela todos os detalhes e colocarei aqui passo a passo porque eu tive que pagar a consulta,afinal o consultório é particular,mas pelo o que eu entendi todo esse processo que eu estou fazendo com o Gui o SuS faz.
Agora resta saber quanto tempo demora né?
Mas é interessante saber e eu quero saber como é.Graças a Deus eu tenho condições de pagar as consultas,mas eu sei que muitas famílias não tem e eu quero realmente fazer algo,nem que for passar informações corretas.


Bom,por enquanto é isso.Vamos aguardar a próxima consulta.

Um comentário:

Maria Luiza Fagundes Melato disse...

Olá! Me identifiquei muito com sua história porque também tenho um filho com deficiência auditiva e a primeira fono dele foi a dra. Cilmara. Hoje ele está com dez anos e é uma benção de Deus nas nossas vidas. Ele está na quarta série e leva uma vida normal. Quando conheci a dra. Cilmara ele não falava nem uma palavra, hoje ele até canta! Ele começou o tratamento com quase três anos e quem conseguiu o aparelho emprestado foi a Cilmara com a Widex ja que nao linhamos condições de comprar um. Essa mulher é um exemplo de ser humano. Não mediu esforços para ajudar meu filho. Tenha certeza que seu filhinho esta em abençoadas mãos. Um abraço e tudo de bom para vc nesta caminhada.