Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O Evento Roda de conversa aconteceu!


No último sábado dia 08/08, consegui dar o pontapé inicial a um projeto antigo que tenho.
Um sonho que já tem nome e sobrenome:

"Grupo de Acolhimento para Pais de Crianças Surdas e baixa audição.
O GAPCS!"  




O "GAPCS" é um projeto social que tem a proposta de acolher, orientar, estimular e ajudar a comunicação em família seja ela em Libras, oral ou bilingue, respeitando a necessidade individual de cada família. 
(Tenho todo o projeto guardadinho)

A "Roda de Conversa: Vamos falar sobre isso?" Não deixa de ser um pedacinho desse projeto.





Ela foi idealizada e organizada por mim com objetivo de acolher crianças surdas e seus familiares.
Foi um momento especial e importante para trocarmos experiências enquanto as crianças brincavam
em outro espaço com os voluntários. 

Mas essa tarde só se concretizou porque eu não estava sozinha.

"Sozinhos, pouco podemos fazer; juntos, podemos fazer muito.” 
―Helen Keller

Acreditando nessa frase tomei coragem e fui em busca de pessoas para ajudar o evento. 
Fui de cara e alma Limpa...Não sou de ONG, não sou de empresa, sou uma mãe.
Uma mãe de criança surda, que almeja unir pais e filhos, que sonha que a comunicação entre a família dias crianças surdas não seja uma barreira!



Obtive muita ajuda:

EMEBS Helen Keller cedeu o espaço, o cachorro quente para as crianças e os voluntários da escola: Erica, Egler, Mauro, Luis, Rita e Magaly e mais os adolescentes do Grêmio.
Agradecimento especial para Sandra Farah pela atenção, acolhimento e ajuda.

As fonoaudiólogas Cilmara Levy e Sandra Leite pela mediação da roda.

Os intérpretes de Libras: Juliana Fernandes e Thyago Santos.

Meus queridos Voluntários responsáveis pelas crianças : Alice, Bárbara, Melanie, Nicole,Patricia e Victoria.


-  A Lareira 
Padaria 24 horas.

                               


- Terapia do Bolo
Bolos Caseiros

                              


- Casa da Formiga
Distribuidora de doces


                                      



-Refrigerante Dolly
Forneceram as bebidas 
 

                                         



-Doceira Holandesa da Barão de Limeira



                          




-Padaria Arealva do bairro do Limão 


- Padaria Favos de Mel.


- Hand Talk pela doação de brindes






O espaço da escola é maravilhoso e o dia estava lindo para a nossa alegria!

Comprei alguns materiais na sexta a noite e preparei algumas oficinas para as crianças.
No sábado elas pintaram uma gravata para o papai e fizeram flor de papel para a mamãe.
Fora isso distribui adesivos e um saquinho para elas com uma caixa de giz de cera e uma caixa de massinha. Nem preciso dizer que elas amaram!







A roda de conversa aconteceu no andar de cima da escola e lá pude ouvir muitas histórias...Histórias reais!

Mães e pais que precisavam falar e serem ouvidos. 
Precisavam compartilhar suas dúvidas, experiências e até coisas engraçadas do dia a dia.

A ideia era essa!! Ouvir e ser ouvido.




Essa roda será a primeira de muitas. 

Não posso, não quero e não vou deixar esse meu "Sonho" adormecer!

Já estou pensando na próxima!


Quero que essas rodas virem um ponto de encontro rotineiro entre nós pais...Só preciso pensar como, afinal por trás desse lindo evento, eu tive uma baita equipe voluntária disposta a ajudar.

Mãos à obra porque temos muito o que fazer pelos nossos filhos e por nós mesmos. 

E você participou da roda? Se sim deixe a sua opinião! Ela é muito importante para os próximos eventos.

Um beijo e até a próxima 

Sabine Schaade.


Nenhum comentário: