Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sobre ontem (18-06-2015) : Algumas impressões e muitos pensamentos!

 Ontem foi aquele dia que se encerrou e minha cabeça ficou fervilhando com tantas reflexões!

A agenda do dia:

- TV Cultura em casa logo cedo para gravar uma matéria sobre tecnologia. A matéria foi ao ar 12:00 na 1ª Edição do Jornal da Cultura.




- Rede Record de Televisão também veio aqui em casa gravar uma reportagem para o Programa Hoje em Dia e ela vai ao ar hoje (19-06).




Essas duas matérias aconteceram por causa da reportagem que fizemos para a Folha de S. Paulo:
Mostrar a tecnologia e o quanto ela pode facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.

As duas emissoras com a mesma pauta, mas acredito que com abordagens diferentes. Vamos ver hoje como será a reportagem do Hoje em dia.
A do jornal da Cultura gostei bastante.

Quando aceitei participar das reportagens é porque de fato usamos o App. E mais que isso.
Poder ter a oportunidade de mostrar a Libras a língua que o meu filho usa, foi bem gratificante.
Ando vendo na TV só reportagens sobre o IC, acho mais do justo mostrar o outro lado.
Claro que precisa de muito mais, tem vários assuntos que precisam ser mostrados, mas já é o começo. É uma porta que se abre!


Passando a manhã, na parte da tarde fui para o MAM onde participo do Corposinalizante duas quintas-feiras por mês.
Adoro! É um lugar onde coloco a cabeça para pensar e aprendo muito. Poesias em Libras, escrever poesia, pensar nos sinais, o que se encaixa... É muito rico!


  Aqui na foto estava treinando meu poema enquanto o Sr. João lia em português.


E para finalizar fui dar uma palestra lá na Santa Casa para a faculdade de fonoaudiologia. O público difícil (bom, eu acho! ) porque na minha palestra eu falo bastante delas e não sei como isso acaba repercutindo, mas falo exatamente o que vivi e vivo. Por outro lado é interessante falar com esse público e inverter os papéis. Eu acho que por alguns momentos algumas podem ter se colocado em meu lugar. E isso é bem interessante.

                                                 Meu certificado!




Sai da palestra com muita vontade de escrever! Mas ontem o cansaço não deixou.

Voltei para casa pensando qual é o meu papel em tudo isso? Quando digo tudo é tudo que envolve a minha trajetória com o Gui.
Em primeiro lugar o meu papel e compromisso é com meu filho! Graças a Deus ele está muito bem encaminhado! Mas eu não consigo olhar só para o meu umbigo. 

Há dois anos e meio quando ouvi da Fono que fazia a programação do IC do Guilherme que ele estava atrasado, eu poderia ter me calado e me escondido.
Pensando bem eu nunca estive escondida. O Guilherme tem 5 anos e o Blog também! Comecei a escrever aqui desde quando ele era um bebezinho...Escrevo o que eu vivo, coisas boas e coisas ruins. Afinal vida de contos de fada não existe, não é mesmo?

Tudo sempre baseado nas minhas experiências, nas minhas verdades e no que que vivi e vivo até hoje.

A forma de escrever mudou bastante e a minha visão em relação a surdez também!
Hoje me vejo segura para falar em o que eu acredito e sobre as minhas escolhas!

Precisei dar muita cabeçada, ir e voltar várias vezes em pensamentos confusos, aprender, abrir as opções , a mente, os pensamentos e seguir o meu coração. É importante entender que nem sempre o que sonhamos como o "ideal" é o que realmente está certo! Mas o que é o ideal?

Eu sempre quis que o meu filho fosse feliz, mesmo ele não sendo o "padrão " de sucesso que a família, amigos e os médicos esperavam. 
Pra mim o Gui é um sucesso, eu tenho muito orgulho dele e de todo o seu progresso.

Esse é o meu ideal!

Ontem na palestra que eu dei, eu chorei várias vezes...Não era um choro de tristeza, mas sim de emoção... Um filme passou na minha cabeça!
Ai vou me dando conta que o meu papel é o que eu venho fazendo já há bastante tempo:
Contando a minha história, estudando, participando de audiências, movimentos e lutando pela comunidade surda. Lutando para que a Libras seja valorizada, não marginalizada e considerada como uma língua inferior. Luto pela escola Bilíngue! Luto pelo direito de escolha do surdo! Luto pela a conscientização da surdez! 

E Não tem preço que pague receber vários retornos de mães, cuidadores e até de pais que hoje tem uma visão diferente da surdez do filho(a).
Saber que de alguma forma direta ou indiretamente eu ajudei.

Não precisamos da "cura" de nossos filhos!
Precisamos enxergar nossos filhos como um todo e não só como uma "Orelha deficiente"!
Que cada um tenha a sensibilidade de perceber o que o filh@ de fato necessita e não o que desejamos!
Que a comunicação seja mais importante do que a reabilitação!
E não se contente apenas com:
" Quero água."
"Mamãe, xixi!"
" Tô com fome."

A comunicação é muito mais que isso! 
Viva o amor, viva a comunicação e viva a felicidade de nossos filhos!


Sabine Schaade













Nenhum comentário: