Sempre acreditei que abençoados são os pais que tem filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim porque com eles temos muito o que aprender e a ensinar.
Mesmo sendo um grande desafio é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores! Eu acredito nisso!
Meu filho hoje tem 6 anos. Ele nasceu com uma perda auditiva profunda bilateral, ou seja, surdo!
Criei esse espaço para ser o meu lugar de desabafo. Aqui compartilharei meus desafios, conquistas e também espero ajudar outras mães que tenham filhos surdo como eu ou qualquer outra deficiência.


domingo, 10 de julho de 2016

Libras e Implante Coclear, um caminho possível sim!

Olá pessoal tudo bem?

Como vocês sabem, Libras e Implante Coclear fazem parte da nossa realidade.

O IC há 5 anos e a Libras há 3 anos e meio... Cada um com a sua devida importância e função.

A Libras chegou depois. Fato! De coadjuvante tornou-se primeira língua do Gui. 
Sua importância é inquestionável e não consigo imaginar nossa comunicação sem ela.

Já o IC a cada dia vai ganhando seu espaço... 
Não como a Libras, não dá para comparar, mas sim como um recurso que ajuda o Gui a reconhecer os sons em sua volta!
Sigo estimulando para que uma simples percepção se transforme em discriminação e que esse som faça sentido.

Esse vídeo mostra um pouco de como é o " Ouvir" para o Gui! 
Algumas palavras ele reconhece, outras não. Normal! 
Justamente por isso que o IC não substitui a Libras.
Com a Libras tenho certeza de que a informação chegue 100% para ele, com o IC ainda não.


Será que um dia chegaremos lá? 

Não sei!

O mais importante ele já tem que é a língua. 
A Oralização e o "Ouvir" temos todo o tempo do mundo para absorvê-la.


Um beijo e até mais

Sabine Schaade



Nenhum comentário: